SERVIÇOS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
O Licenciamento Ambiental é atualmente uma etapa crítica do ciclo de vida de qualquer empresa, tanto na implantação de novos empreendimentos como na ampliação e operação dos mesmos. É fundamental que o licenciamento ambiental seja realizado de forma correta, de modo a garantir maior tranquilidade e menor risco empresarial durante a vigência destas licenças. O licenciamento ambiental é condicionante primária à certificação ambiental completa de qualquer atividade ou produto e até financiamentos ou empréstimos.

LP – Licença Prévia
É o primeiro passo do licenciamento ambiental e deve ser solicitada antes do início da implantação do empreendimento, na fase de Projeto Básico ou Conceitual e pode envolver a realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), Relatório Ambiental Preliminar (RAP) e Estudo Ambiental Simplificado (EAS).
LI – Licença de Instalação
É a segunda etapa do licenciamento ambiental sendo solicitada após a obtenção da Licença Prévia, na fase de Projeto Executivo do empreendimento, e definirá objetivamente as dimensões e características do mesmo e o impacto no local pretendido. Também permite o início das obras de implantação do ponto de vista do licenciamento ambiental.

LO – Licença de Operação
Nessa fase se efetua as avaliações das exigências técnicas constantes na Licença de Instalação. A Licença de Operação deve ser renovada por período determinado, conforme previsto no critério interno do Órgão Ambiental Licenciador.
Assessorada pela ECEL no licenciamento ambiental a empresa estará pronta para solicitar Licenças Prévias (LP), Licenças de Instalação (LI) e Licenças de Operação (LO) e Renovação das Licenças de Operação.
VOLTAR AOS SERVIÇOS